A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Ministério da Justiça lançaram este mês, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, uma Campanha Nacional de Combate à Pirataria de Produtos Audiovisuais, cujo objetivo é promover ações e atividades voltadas ao combate à pirataria e aos delitos contra a propriedade intelectual. Na cerimônia, que contou com as presenças do diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e do Ministro de Estado da Justiça, Luiz Paulo Barreto, foram exibidos quatro filmes publicitários de caráter educativo produzidos especialmente para a campanha, cujo mote é Brasil Original, Compre Essa Atitude.
Nos filmes, artistas como a musa do axé Claudia Leitte e Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, falam sobre a importância da participação da sociedade neste combate. Os cantores reafirmam o respeito à originalidade do povo brasileiro como argumento em defesa dos direitos autorais. Mais de 600 cinemas de todo o País estão exibindo os filmes da Campanha, que contou com o apoio de entidades como Federação Nacional de Empresas de Exibição Cinematográfica – FENEEC e União Brasileira do Vídeo – UBV.
Para Manoel Rangel, a união do poder público e da sociedade na luta contra a pirataria é fundamental: “A pirataria esvazia a capacidade de sustentabilidade de nossas obras. O combate ao comércio ilegal é um desafio abrangente, pois a ação repressiva por si só não é capaz de zerar a atividade ilícita. Precisamos criar um caminho de comunicação permanente com a sociedade e convencer o consumidor a não comprar produtos falsificados”.
O Ministro da Justiça lembrou que a pirataria ajuda a financiar o crime organizado, repudiado pelo cidadão: “O combate à pirataria é um exercício de cidadania, e não há nada melhor que o audiovisual para despertar a sensibilidade das pessoas. É importante transmitir ao consumidor o quanto é importante ser original. E a originalidade é uma característica do povo brasileiro.”
Fonte: Ancine
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