3 de mai. de 2010

Efeitos Perfeitos

Quando a idéia do filme Nosso Lar nasceu, nasceu junto a necessidade de buscar uma nova forma de encarar a realização de efeitos visuais no Brasil. Como acreditamos sempre que a história está sempre acima de todos e determina o que é necessário, precisávamos descobrir como produzir um filme que se mostrava um "desafio em todos os sentidos". Da forma de pensar, realizar a de concluir.

É com muito prazer que dizemos que Nosso Lar é uma produção totalmente brasileira. Não importa que tivemos que recorrer a uma empresa canadense. Foi, em todos os momentos, uma jornada típica das que fazem parte de nosso cotidiano. Em determinado momento, cerca de 90 artistas debruçaram-se sobre computadores - matte painting, composição, modelagem em 3 dimensões, extensão de cenário, camadas de realidades, animação de animais, pessoas, enfim, tantas formas de "inventar no computador" foram usadas que ousamos arriscar que praticamente todas as técnicas existentes estão presentes ao longo da história.

Esse tempo se mostrou tão intenso quanto as filmagens. Períodos de 12 a 14 horas dentro do estúdio, pensando sempre a serviço da dramaturgia. Sublinhar, essa foi sempre a idéia do efeito visual em Nosso Lar. Jamais ser mais importante. Ao mesmo tempo, era preciso dar credibilidade à história. Criar a sensação de "outra dimensão". Acreditar em cada prédio, árvore, pássaro, fluido e paisagem.

Aos poucos, Nosso Lar foi nascendo nos computadores. Ou melhor, renascendo, depois de ter sido registrado nas filmagens e concebido pelas equipes que nele trabalharam. Nesta semana, chegamos ao fim da jornada. Cerca de 400 imagens depois. Com 6 terabytes de tamanho. Muita noite virada fazendo download de material no Brasil. Depois de viagens "geladas", atravessando um longo inverno, a Toronto, à empresa Inteligent Creatures. Muito sim, sim, não, não, em benefício do filme. Enfim, chegou a primavera.

21 comentários:

  1. Realmente maravilhoso!! Não vejo a hora de assistir ao filme!

    ResponderExcluir
  2. E a série de André Luiz continua...
    Já pensaram nisso???

    Acredito que o resultado da bilheteria levará à continuação da obra no cinema.

    Não tem como não pensar nisso !!! rsss

    ResponderExcluir
  3. Realmente, criar tantos efeitos deve ter sido uma tarefa exaustiva...

    Mas tenho certeza de que esse filme será um marco no cinema nacional!


    Obrigada por compartilhar esses detalhes conosco, não vejo a hora de chegar setembro ;)

    ResponderExcluir
  4. Que coisa maravilhosa!! Parabéns a toda a equipe por tantas horas de trabalho. Vai valer a pena cada minuto deste filme. Estou orgulhosa por saber que brasileiros fizeram esse trabalho. Vai ser um marco em nossa história cinematográfica, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  5. REALMENTE , esse filme promete . Quando vi o trailer, logo pensei " nossa, nunca que esse filme foi produzido no Brasil " . Quando fiquei sabendo, e li aqui agora, estou em estádo de choque . Meus parabéns pelo grande trabalho e por proporcionar uma revolução no cinema brasileiro ! ;*

    ResponderExcluir
  6. Como também trabalho com criação, sei das imensas dificuldades operacionais que enfrentamos, mas sei também que nada melhor que ver o resultado de tanto trabalho árduo levar emoção à seus destinatários.

    Estou muito ansioso pelo filme, extremamente curioso das soluções que vocês criarão para algumas das partes complexas do livro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Estou aguardando o filme jááááá´. Setembro!!Setembro!!Setembro!!Setembro!!!

    ResponderExcluir
  8. Opa! Seria legal ter alguns papéis de parede com essas imagens bacanas para pôr no fundo do computador!

    ResponderExcluir
  9. Vitor, em breve vão sair mais papéis de parede.

    ResponderExcluir
  10. Bom, como não pode faltar um chato de plantão e pra que a opinião geral não seja unânime, aqui vai!
    A imagem do Umbral ainda parece ser um WIP (work in progress) da empresa de pós. Mas o caminho está bastante interessante a julgar pelo resultado que vemos no trailer. Já a imagem de Nosso Lar ( o prédio da Governadoria e as cercanias está bastante interessante, a excessão das árvores que notadamente são imagens 2D, cuja luz não está integrada com o restante da cena. Há ainda um ar de maquete eletrônica que pode ser eliminado com um pouco mais de tempo e cuidado da equipe de CG. Mas tenho certeza de que vocês estão tomando conta disso direitinho! rsrs...
    No mais, parabéns a todos e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Sim, André. São WIPs sim. Muito trabalho foi feito depois daí. Meses...

    ResponderExcluir
  12. A alegria de poder compartilhar com o maior número possível de pessoas a beleza desta obra de Cico Xavier é incomensurável. A produção está maravilhosa,reflete o cuidado e o envolvimento de toda a equipe. Vocês estão de parabéns e com certeza há inspiração divina. Aguardo ansiosa a estréia , com certeza será um campeão de bilheteria.Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  13. É o cinema nacional dando um grande passo para o fulturo!!!
    AQUELES QUE ESTAO ESTUDANDO EFEITOS ESPECIAIS TERAO UM GRANDE FUTURO NO BRASIL SE ESTE FILME FOR CAMPEAO DE BILHETERIA.

    LINDO TRABALHO! QUE MAIS FILMES VENHA COM ESTA TEMATICA ESPIRITA! POIS O MUNDO PRESCISA DE HISTORIAS FELIZES E QUE ENSINA O SER HUMANO VIVER COM HAMONIA E AMOR DENTRO DO CORAÇAO.

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe "Nosso Lar" ganha um Oscar de efeitos visuais e de melhor filme estrangeiro !

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Parabéns, pelos Trailers o filme está lindo, só gostaria de fazer um comentário.
    Porque foram para tão longe fazer os efeitos do filme, sendo que aqui no brasil existe empresas capacíssima para tal feito? Bom fica essa dica para os próximos filmes, o brasil tem muitos talentos na parte de animação, talvez não possua a tecnologia, mas não esta tão distante dos grandes centros e garanto que a criatividade de um brasileiro é inigualável e sendo o filme com essa temática linda e com ideais tão nobres passados pelo nosso querido André Luiz, vocês poderiam ter ajudado muitos brasileiros. Eu como estudante dessa area de animação no brasil vejo o perrengue, que o pessoal passa para trazer mais trabalhos para cá e quando um grande trabalho aparece em nossas terras, alguem tem a brilhante ideia de levar para outro lugar, deixando os animadores brasileiros a própria sorte... Bom essa é meu pequeno comentário e minha dica para os próximos, faça o bem que o bem virá. Que tal fazer o bem para os animadores que estão lutando tanto pela sobrevivência dos vossos lados.

    Thiago Carvalho.
    thiveg@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. A evolução do filme está fascinante em termos de tecnologia. Espero que o uso dela não crie margem para o fantasionismos o que sempre disvirtua a história e ajuda aos "do contra" a estgmatizarem a produção, sendo que acredito na preocupação sobre esse assunto por parte da produção e que este assunto esteja merecendo um cuidado maior (por tudo que já li a respeito da produção)para deixar os efeitos com a dose certa.

    Igual a todos, espero esta estréia com muita ansiedade.

    Existe chances do filme sair com a tecnologia 3D ?

    Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  17. Nelson, como disse a produtra Iafa Britz: "Os efeitos estarão lá mas o que importa é a história".

    Quanto ao 3D, o certo é ter um filme preparado e gravado para ser exibido em 3D. A maioria que está no cinema é transposto apenas no final. O efeito fica aquém.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Fantástico! Estou emocionada, tanto pelo filme e pela história - que vai ser um sucesso, como pelo fato de ter sido feito no Brasil. Toda a equipe está de parabéns!
    Pelo trailer que vi, realmente, o cinema brasileiro está de parabéns!
    Estou ansiosa para que chegue Setembro. Assistir Chico Xavier e foi lindo!
    Concordo ai com a moça ai em cima....tanto André Luiz, quanto outros podem ser mostrados no cinema. Que tal algum dos livros de Luiz Sérgio? Ele nos traz várias temáticas interessantes, era jovem, desencarnou em Brasília, e se me lembro bem, tinha uma equipe no mundo espiritual que o ajudava aqui na Terra a ajudar a jovens drogados, etc..

    Bem, de qualquer maneira, parabéns a equipe! Vai ser sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Estou muito feliz pela criação do filme, e alegre pois irei vê-lo em uma produção maravilhosa, digna da livro. Pelo que vi do trailer, para mim já tem que concorrer ao Oscar, assim conseguiremos mais divulgação.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Acho maravilhoso mesmo que esta obra possa ser retratada através de um filme, pois o livro é maravilhoso. Mas, se tratando de doutrina espírita, como que vocês produtores / pessoas que tiveram a idéia do filme veem o custo estimado de 4 milhões? Uma vez que esta quantia talvez pudesse ser aplicada em obras sociais? Sem tom de crítica, só gostaria de entender melhor o objetivo de uma produção destas dentro da Doutrina.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  21. Prezados

    Procuro, ou melhor, procurava uma produtora capaz de realizar uma obra de qualidade com matte painting para a produção de um futuro longa-metragem.
    Podem me fornecer um e-mail de contato? O meu é lapaazul@lapaazul.com

    Obrigado,

    ResponderExcluir