14 de set. de 2011

Nosso Lar no Japão

Uma das frases que usamos quando um filme demonstra ter força para ser levado ao mercado internacional é "o filme viaja".

Desta vez, a notícia é que o filme Nosso Lar faz parte do festival de cinema brasileiro no Japão. Outros filmes da recente safra também serão exibidos nas telas japonesas. E isso é motivo de alegria e felicidade para todos nós. O link do evento é:

http://2011.cinemabrasil.info/?page_id=217&lang=pt-br

Assim, cidades como Toquio, Osaka, Quioto e Hamamatsu poderão assistir ao que melhor foi produzido no Brasil recentemente, entre comédias e dramas. Eis a programação:

1) TOQUIO (16/10 - 16h; 18/10 - 17h40; 19/10 - 13h35; 20/10 - 19h40)
2) OSAKA (23/10 - 17h; 25/10 - 19h; 26/10 - 13h10; 27/10 - 21h)
3) QUIOTO (31/10 - 14h30; 03/11 - 19h15)
4) HAMAMATSU (12/11 - 14h30; 14/11 - 16h25; 15/11 - 18h35; 18/11 - 20h40)


Há, ainda, contatos e avaliações feitas por outros países da Asia. Em breve, esperamos poder anunciar também.

Enquanto isso, o filme continua sua carreira na TV a cabo brasileira e nos DVDs da América Latina. Atenção pessoal da Venezuela e Africa do Sul: Nosso Lar chega aos cinemas de seus países em breve também. Ainda: o filme já está pronto para participar também do Festival Brasileiro que acontece na Austrália e na Nova Zelândia, a partir de 14 de novembro. Olha o link aqui:

http://www.brazilfilmfestival.com.au/2011/website/

E, para os milhões de brasileiros dos Estados Unidos, os acertos estão terminando e o filme deverá está disponível para todos em terras americanas muito em breve também.

Como se diz, Nosso Lar viaja...e nós agradecemos!

3 de set. de 2011

Há um ano...

...o filme Nosso Lar estreava em 460 salas de cinema de todo o país. Muita coisa acontece em um ano. Na história sobre a trajetória de um filme, por exemplo, ele pode continuar vivo ou ser esquecido. Pode ser aplaudido ou vaiado. Pode ficar ou passar.

Nas nossas lembranças, o que fica é que Nosso Lar fez 550 mil espectadores no primeiro fim de semana, tornando-se uma das cinco maiores aberturas de um filme nacional.

Em cinco dias, o filme alcançou 1 milhão de espectadores. Oito dias depois, 2 milhões. Onze dias depois, 3. Vinte dias depois, 4. E, assim, em pouco mais de 70 dias em cartaz, o filme foi visto por pouco mais de 4.060.000 (quatro milhões e sessenta mil pessoas).

Em um ano, a gente viu o filme ser levado aos DVDs com uma estrondosa venda para as locadoras, quando chegou no início de janeiro. E, depois, em abril, chegou às lojas para ser vendido e levado para casa. Nesse tempo, também, o filme passou pelos mercados dos Festivais de cinema de Berlim e Cannes.

Foi negociado com Estados Unidos, Africa do Sul, Venezuela, entre outros que ainda anunciaremos. Foi convidado para ser exibido nos Festivais de Xangai, na China, Seattle, nos EUA, no Festival de Cinema Brasileiro em Nova York e no de Miami, EUA. Ganhou o prêmio de Melhor Efeitos Visuais da Academia Brasileira de Cinema (tinha sido indicado a Melhor Edição de Som também). Depois, ganhou o prêmio de Melhor Direção de Arte do Festival Brasileiro de Cinema em Miami.

Está à venda em quase toda a América Latina pelo site da Fox Filmes. Recentemente, o filme estreou na TV a Cabo do Brasil - nos canais Telecine Premium e Telecine Pipoca. Resultado: a repercussão foi tão grande que o filme acabou nos Trending Topics Mundiais do Twitter, ou seja, entrou nos assuntos mais comentados de uma das redes sociais mais poderosas atualmente.

Nosso lar ainda concorre em outros prêmios - como o da Revista Contigo, por exemplo (Melhor Filme e Melhor Figurino). Ainda há festivais nos quais irá participar (Japão, Austrália, Nova Zelândia, entre outros).

Durante este ano também, Nosso Lar teve trilha sonora vendida pela Biscoito Fino - uma composição de Philip Glass com gravação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Teve também Livro de Bastidores lançado.

Mas nossas lembranças não páram por aí. De fato, para nós, a performance do filme não se mede somente nos números e nos fatos.

Mede-se, acima de tudo, pelas "respostas" que o público nos dá, ainda hoje, nas salas de cinema, nas suas casas, quase diariamente, pelas mensagens, comentários, depoimentos que recebemos. Pela emoção que sentem quando a história do Dr. André Luiz termina. Pelas dúvidas que exprimem. Pelo desejo que outras pessoas de suas famílias vejam o filme. Sim, é apenas um filme. Mas que nasceu de uma história poderosa, que nasceu de um espírito corajoso e de um médium iluminado.

Nesse ano que passou, repetimos incansavelmente a palavra obrigado. Congratulamo-nos incansavelmente entre nós. Tivemos aqueles momentos que catalogamos como "difíceis" e cheios de "aprendizados". Cinema é assim mesmo. Pede paixão, entrega e algo além das nossas capacidades.

Nada disso, no entanto, é maior ou mais importante que o filme. Ele é a razão de nosso trabalho. E é por ele que sempre estaremos agradecendo.

Aqui, agora, nós, da Cinética Filmes, Migdal Filmes, Fox Films do Brasil e Globo Filmes, além dos produtores executivos, da FEB e do Banco BRJ, repetimos a todos os que continuam fazendo do Nosso Lar um momento inesquecível - obrigado.


2 de set. de 2011

Nosso Lar ganha prêmio por Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, 2011

O filme Nosso Lar foi premiado no Festival Brasileiro de Cinema, em Miami, com o Lente de Cristal de Melhor Direção de Arte. Promovido pela Inffinito Produções, esta foi a 15a edição do Festival, que já faz parte do calendário de eventos da cidade.

O diretor Wagner de Assis foi ao palco receber o troféu. "Tenho certeza que a diretora de arte Lia Renha, que também é arquiteta, se divertiu muito criando uma cidade espiritual", comentou ele. Além de Lia Renha, o cenógrafo Marcus Ranzani e a figurinista Luciana Buarque fizeram parte do time que ganhou o prêmio.

Este é o segundo prêmio que o filme Nosso Lar recebe. Ainda neste ano, a Academia Brasileira de Cinema laureou a produção com o Prêmio Oscarito de Melhor Efeitos Visuais.

Nosso Lar continua à disposição do público nas locadoras de DVD e nas lojas de venda e recentemente estreou na TV a Cabo, nos canais Telecine Premium e Pipoca. Detalhe: nos dias da estréia, o assunto "filme Nosso Lar" chegou ao grupo de mais comentados do mundo na rede social Twitter.

No próximo dia 12 de setembro, o filme concorre também no Prêmio Contigo de Cinema, nas categorias Melhor Filme e Melhor Figurino.

Ainda neste ano, o filme estréia no mercado americano, venezuelano e na Africa do Sul, sendo exibido depois em todo o continente africano. Outras negociações estão em andamento e informaremos assim que viáveis.